terça-feira, 30 de junho de 2009

Teatro - Gota D'água

A terceira peça escrita por Chico Buarque foi Gota d’água. Foi escrita no ano de 1975 em parceira com Paulo Pontes e baseada na obra “Medéia” de Eurípides. De maneira genial, eles traçam várias relações de semelhanças entre a tragédia grega de “Medéia” e o cotidiano sofrido num conjunto habitacional do Rio de Janeiro dos anos 70.



Na peça, esse conjunto habitacional se chama “Vila do Meio-Dia”. A grande protagonista do espetáculo é “Bibi Ferreira”, que através de uma performance simplesmente brilhante, transmite toda a raiva e rancor que sua personagem “Joana” guarda para Jasão, interpretado por Roberto Bomfim. Ao desenrolar da peça, Jasão abandona Joana e seus dois filhos para ficar com Alma, interpretada por Bete Mendes, filha de Creonte, interpretado por Oswaldo Loureiro e que é o proprietário do conjunto habitacional.


De acordo com a lenda grega, a feiticeira Medéia ajudou Jasão, o líder dos argonautas, a conseguir o velocino de ouro. Medéia era filha de Eetes, o rei da Cólquida. Eetes possuía o velocino de ouro, o mantinha guardado por um dragão e Jasão e os argonautas buscavam. A feiticeira Medéia apaixonou-se por Jasão, ajudou-o a realizar sua a conseguir o velocino de ouro e seguiu junto com o grupo para Jolcos, o país de Jasão. Depois Jasão se apaixonou por Glauce e abandonou Medéia. Então , inconformada, Medéia estrangulou os filhos que tinha com Jasão e deu de presente a Glauce um manto mágico que se incendiou ao se transformar em vestido, matando-a.



Além dessas relações feitas pelos autores, outros fatores brasileiros foram incorporados à obra. Macumba, samba e um povo pobre sofrido são alguns deles.




Faixas do disco com trilha sonora da peça:
01 - flor da idade
02 - entrada de joana
03 - monólogo do povo
04 - bem querer
05 - desabafo de joana para jasão
06 - joana e as vizinhas
07 - gota d'água
08 -joana promote
09 - basta um dia
10 – ritual
11 – veneno
12 - morte



Ficha Técnica

Direção geral: Gianni Ratto
Cenários e figurinos: Walter Bacci
Direção musical: Dory Caymmi
Coreografia: Luciano Luciani
Produção executiva: Casa Grande


Elenco - por ordem de entrada

Bibi Ferreira: Joana
Oswaldo Loureiro: Creonte
Luiz Linhares: Egeu
Roberto Bomfim: Jasão
Bete Mendes: Alma
Sonia Oiticica: Corina
Carlos Leite: Cacetão
Isolda Cresta:Nenê
Norma Sueli: Estela
Selma Lopes: Zaíra
Maria Alves: Marta
Roberto Rônei:
Boca Pequena
Isaac Bardavi: Amorim
Geraldo Rosas: Xulé
Angelito Melo: Galego

Um comentário: